Como desenvolver uma mentalidade inovadora

Atualizado: Fev 11


Em um cenário onde se prevê que 40% das empresas vão falir nos próximos 10 anos, inovar é literalmente vital. Nossos clientes nos perguntam como podemos treinar suas equipes para que sejam mais inovadores e que possam se adaptar rapidamente às mudanças constantes que estão ocorrendo. Segundo Jeffrey Dyer, autor do livro O DNA do inovador, é possível se tornar um inovador, através do desenvolvimento de habilidades específicas, que fomentam a geração de novas ideias. Essas habilidades são:


Pensamento Associativo

A capacidade de conectar de forma bem sucedida questões, problemas ou idéias aparentemente não relacionadas de diferentes campos. Para isso, é importante desenvolver conhecimento e experiência diversa. Dessa forma, seu cérebro gerará mais conexões que levarão a criação de ideias novas.


Questionar

Inovadores sempre fazem perguntas que desafiam o status quo. Para fazer perguntas de forma efetiva, pergunte "por quê", "por que não", "e se". Não aceite respostas do tipo, porque sempre foi feito assim. Imagine formas opostas de fazer as coisas. Crie restrições, como por exemplo, o que aconteceria se não pudéssemos continuar vendendo aos nossos clientes atuais, como geraríamos novas receitas? Seja curioso. Um exercício interessante para treinar essa habilidade é escrever perguntas diariamente, por exemplo, sobre problemas da sua empresa, competidores, indústria, entre outros.


Observar

Outra forma de aprender/entender como as coisas funcionam é através da observação. Coloque novas lentes e procure por detalhes a fim de obter inspiração.Utilize a técnica dos 3C's para observar: Customers (Clientes), Competitors (concorrência), Countries (países). Aliás, segundo a pesquisa do autor, uma das descobertas que eles tiveram é que, se você viveu em dois ou mais países por mais de 6 meses, você é provavelmente o dobro mais inovador, gerando novas ideias, processos ou negócios mais inovadores. Viver em outros países pode te ajudar muito a aguçar essa habilidade.


Fazer networking com outros

A maioria das ideias surge a partir de ideias de outras pessoas. Novamente diversidade é importante. Participe de eventos, troque ideias com pessoas de diferentes backgrounds, com perspectivas distintas, idades, nacionalidades, etc. A chave do sucesso é conversar com essas pessoas, gerar novas ideias, adaptar soluções existentes em ambientes diferentes.


Experimentar

O autor menciona utilizar três formas distintas de experimentação. A primeira dela é buscar novas experiências, como aprender novas habilidades. O exemplo clássico do Steve Jobs, que aprendeu caligrafia e encontrou aplicação prática nos produtos da Apple. Outra forma de experimentar é desmontando e remontando coisas. A terceira forma é através de um piloto, criando protótipos e validando como efetivamente a ideia funcionaria na prática. Quanto mais experimentos você puder gerar, mais ideias novas surgirão e existe uma maior chance de você realmente encontrar uma ideia de valor.


Todos podemos ser inovadores. Mas isso não acontece da noite para o dia. É preciso praticar bastante. Escolha uma das habilidades e comece a realizar pequenos exercícios. Registre suas ideias em um caderno e observe seu progresso. Essas habilidades servem para qualquer área de sua vida e são de fácil aplicação. Inovadores disruptivos praticaram, seja de forma inconsciente ou consciente. Nesse processo é extremamente importante não ter medo do fracasso! Inovação se trata de criar coisas diferentes, não tem como fazer coisas diferentes sem cometer erros.


Lembre-se da citação de Thomas Edison: "Eu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam". Com atitude positiva e esforço, você pode ser inovador!


Liane Cafarate .


Referências

1. 09/05/2019 - StartSE: 40% das empresas vão falir em 10 anos, diz ex-CEO de maior empresa do mundo;

2. DNA do Inovador. Dominando as 5 Habilidades dos Inovadores de Ruptura;

3. HBR: The Innovator's DNA;

4. LinkedIn Learning: Jeff Dyer on Innovation;

5. 10/10/2011 - Developing Your Innovator's DNA.