nosso

MÉTODO

O MAZ (Método de Aprendizagem Zero) é uma metodologia desenvolvida pelo Zero com o objetivo de apoiar indivíduos e organizações em seus processos de desenvolvimento de mindset de inovação por meio da transformação da cultura emocional.

  

Nosso método foca, primeiramente, na consciência emocional do indivíduo, e, posteriormente, no desenvolvimento das competências necessárias para a sua carreira e para as empresas. Dessa maneira, aumentamos as chances de um treinamento e/ou de ferramentas oferecidas transformarem a rotina e produtividade das equipes.

 

O desenvolvimento de competências não acontece da noite para o dia, não há um salto de 0 para 100 (de “não desenvolvida” para “plenamente desenvolvida”). É um processo contínuo de transformação e evolução emocional. O nível de desafio deve estar alinhado à capacidade de execução, caso contrário são altas as chances de burnout, um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso com sua causa ligada à vida profissional.

 

Nosso propósito está em constante mudança e evolução. É necessário parar, refletir, aprender, evoluir e seguir em frente sempre. Nosso método contribui para que todos estejam na mesma página e caminhem juntos, com consciência do fluxo natural da vida: altos e baixos.

 

É exatamente nesse ponto que nosso método se diferencia dos demais: ensinamos organizações e indivíduos a viverem o fluxo natural da vida sem oscilar o tempo todo em extremos de felicidade e tristeza.

Nosso método se assemelha aos batimentos cardíacos:

Temos uma história de vida que traz aprendizados importantes.

Quando paramos e fazemos as pazes com o passado, damos espaço para o novo entrar em nossa vida.

 

O novo traz, em primeiro lugar, o caos temporário. Junto ao caos, vêm os sentimentos de medo, raiva e tristeza. Ficamos confusos e perdidos.

 

Começamos, então, a experimentar novos caminhos e temos surpresas positivas (ex.: algo que não teve valor algum antes está colocando a empresa, hoje, em outro patamar) e negativas (ex.: “imaginei que isso seria o melhor para a empresa, mas não foi.”).

 

Depois da chuva, vem o sol. O sol brilha, os planos ficam mais claros e fáceis de enxergar. Agora sabemos o caminho das pedras e, finalmente, vem a sensação de realização, de missão cumprida. Sentimo-nos alegres, felizes e satisfeitos.

 

A realização vai durar um determinado período de tempo, até surgirem novos desafios. É o fluxo da vida. Novos desafios trazem novas reflexões e novos aprendizados, que, consequentemente, trazem novamente o caos. É um processo natural para organizações e indivíduos. Com o caos, vêm novas experimentações, surpresas, clarezas e realizações. E, depois, o ciclo se inicia de novo. E de novo. E de novo. Como nossos batimentos cardíacos.

O ciclo do propósito das organizações e indivíduos é como uma espiral: às vezes estamos em cima, às vezes estamos embaixo. Porém, sempre estamos em um novo patamar, sempre estamos em movimento, aprendendo algo.

 

A cada novo ciclo que passamos o caos fica menos intenso, porque aprendemos a lidar melhor com as nossas emoções. Quanto maior o número de ciclos que passamos na vida e que somos capazes de fechar (fazer as pazes) e seguir em frente, mais fácil será lidar com os próximos ciclos que vierem. Isso é o que nós chamamos no Zero de consciência emocional.

Métodos ativos de aprendizagem para desenvolvimento de competências

Unimos teorias e aprendizados e desenvolvemos uma metodologia transformadora que ajuda organizações e pessoas a adquirirem consciência emocional para lidarem melhor com os desafios diários do trabalho.

 

Nossa metodologia é totalmente baseada em Experience Learning: aprender colocando a “mão na massa”.

 NOSSO FOCO:  

 DESTRAVAR MEDOS 

 E PROMOVER A PRÁTICA 

Além do Experience Learning, o MAZ (Método de Aprendizagem Zero) tem como base o Design Thinking para a construção de processos de desenvolvimento para que organizações e indivíduos possam enfrentar seus desafios, criando um futuro coletivo de adaptabilidade e saber empresarial.

 

O crescimento só acontece quando se cria um ambiente seguro de aprendizagem para desenvolver uma competência por meio de desafios. Paralelamente, a consciência e a aceitação de que a mudança é necessária garantem que haja a prática para que a transformação realmente aconteça.

 

Em resumo, para que transformações aconteçam, é necessário garantir a seguinte equação:

Afinal, para aprender precisamos: arriscar, fazer, errar, tentar de novo, ganhar confiança, crescer. Para isso, é preciso ter consciência de que o processo de aprendizado de cada pessoa é diferente.

 

Soluções prontas não trazem resultados concretos para todos os perfis. Por isso, nosso trabalho junto às empresas acontece por meio da cocriação de programas de desenvolvimento dos colaboradores.

 

O objetivo com a aplicação do MAZ (Método de Aprendizagem Zero) é que todos coloquem-se em Modo de Aprendizagem. Ou seja, expandir a zona de conforto para a zona de aprendizagem e, a partir daí, manter-se em crescimento contínuo, conforme imagem abaixo.

Acreditamos que, para superar nossas limitações iniciais, devemos buscar a expansão da zona de conforto aos poucos e lidar com os nossos próprios limites, sem deixar de compreendê-los e respeitá-los.